Revista O Empresário / Número 171 · Outubro de 2012
Eis um resumo dos conselhos de Gary Vaynerchuk às empresas que querem construir relacionamento duradouro com seus clientes e ter sucesso no ambiente das redes sociais online.
* Não tenha medo do novo, nem do desconhecido.
* Antecipe-se. Seja o primeiro no mercado sempre que possível.
* Incentive a cultura do cuidado e da atenção. Para tanto, invista nos funcionários; fomente uma mentalidade comprometida com a mudança; contrate indivíduos culturalmente compatíveis; seja autêntico: diga claramente o que pensa e seja coerente com o que diz.
* Dê poder à pessoas para serem criativas e generosas.
* Cuide do cliente, dos funcionários e da marca.
* Lembre-se que por trás de toda transação B2B há um consumidor.
* Fale o idioma do cliente.
* Permita que os clientes colaborem com o marketing e com a marca, mas nunca deixe que eles determine a direção a ser seguida.
* Fomente o sentimento de comunidade em torno da marca.
* Encare as iniciativas dos meios sociais com positividade, focando a construção de relacionamento de boa qualidade e não a quantidade.
* Surpreenda o cliente com propostas extraordinárias.
* Não tenha medo de engatinhar antes de correr.