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Publicado em: 17/11/2021

Surgida nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do ano para o comércio do mundo todo. E, este ano não será diferente, inclusive é esperado um grande volume de vendas, até mesmo quebrando recordes dos anos anteriores.

Entre os fatores que podem contribuir para este sucesso estão a expansão do comércio eletrônico durante a pandemia e a atual reabertura das lojas físicas. Os varejistas esperam lucrar muito este ano, mas para conseguir bons resultados é importante estarem atentos as estratégias e tendências para a Black Friday 2021.

Pré-campanha
Fazer um “esquenta” foi uma estratégia adotada por muitos comércios nos últimos anos e que permanecerá neste ano. Sendo assim, antecipe descontos e ofertas, pode ser durante a semana toda ou até com mais antecedência se acreditar que terá um bom retorno. A partir desta antecipação, as vendas aumentarão durante todo o período e não apenas na sexta-feira da Black Friday.

Plano de divulgação
Para que as pessoas venham até sua loja ou até seu site, você precisa ser criativo e obter a atenção delas. Isso é possível fazendo um bom uso das redes sociais, criando posts com senso de urgência e que destaquem possibilidades de compras. Também pode criar e-mails marketings com assuntos atraentes e listas segmentadas. Por fim, não esqueça de investir em anúncios direcionados ao seu público-alvo.

Cupons de desconto
Na hora de decidir em quais produtos dar descontos pense em condições que não te deixarão no prejuízo quando a Black passar. Uma alternativa é oferecer cupons para categorias de produtos cujos valores estejam acima do seu ticket médio. Além disso, nada de aumentar preços na véspera e abaixar para o preço padrão no dia, isso só afasta o cliente.

Formas de pagamento diversificadas
As pessoas procuram facilidade na hora de pagar, e, atualmente, existem outras maneiras de simplificar o pagamento além do cartão de crédito. Por exemplo, o PIX além de instantâneo e acessível a quem não tem cartão de crédito, cobra taxas menores a quem vende online, sendo possivelmente uma opção muito usada este ano.

Condições para entrega rápida e eficaz
Mais uma vez pense sobre seu ticket médio, ou seja, se seu cliente costuma gastar x valor em sua loja, coloque frete grátis para compras a partir do dobro disso ou outro valor que não traga prejuízos. Por outro lado, invista também na agilidade da entrega, pois este já é um grande diferencial, e as lojas que oferecem (e cumprem!) menor tempo de entrega saem na vantagem.

Atendimento como diferencial
Prepare seus funcionários para um atendimento educado, objetivo e humanizado, de forma que crie uma boa impressão nos clientes que chegarem através das promoções da Black Friday. Também responda as mensagens, dúvidas e solicitações de maneira clara, e é claro que o tempo entre a mensagem e a resposta seja o menor possível.

Agora que já conhece as tendências para a Black Friday e sabe em quais estratégias deve pensar, é hora de colocar em prática e lucrar com a data.

Por: Haymax
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide