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Publicado em: 17/09/2021

O cliente é a peça-chave mais importante de qualquer negócio. Nessa perspectiva, as empresas investem cada vez mais em sistemas e práticas de proatividade para estreitar as relações com os seus consumidores. É preciso que você, empreendedor, busque constantemente soluções para sempre atrair os seus clientes.
Um detalhe que poucos empresários sabem é a diferença entre a experiência e a satisfação do cliente. Apesar de serem bastante correlacionados, existem detalhes bastante diferentes entre esses dois termos.
Saber fazer um uso produtivo e aprimorado de cada um deles aumenta as chances de sucesso no seu empreendimento.
Afinal, realizar mais vendas é o desejo de quase todos os empresários, não é verdade? Neste post, você descobrirá como fazer um monitoramento da satisfação do cliente, além das diferenças dela e da experiência do consumidor. Continue a leitura!

Qual a importância do monitoramento do cliente para o meu negócio?
Primeiramente, é preciso definir como a experiência do cliente impacta na gestão estratégica do negócio. Esse processo é definido como toda a jornada do consumidor durante a compra. Parece um pouco complicado, não é mesmo? Mas isso quer dizer, na verdade, que são todos os fatos desde a descoberta do serviço ou produto até a sua utilização.
Dessa forma, o cliente tem contato com os mais variados departamentos da sua empresa: o setor de marketing, de vendas, de cobranças e de suporte pós-compra — todos eles recebem informações importantíssimas sobre o perfil da sua clientela.

Mas qual a importância de monitorar o meu consumidor?
Compreender os anseios dos seus clientes faz com que projetos e atitudes sejam tomados no sentido de aumentar as chances de novas vendas e de relacionamentos futuros. Com isso, haverá um aumento na performance do seu negócio, sem deixar de lado o atendimento cordial e proativo com o seu consumidor.

Dados são de fundamental importância para qualquer marca que atua no competitivo mercado brasileiro. Hoje, um cliente não procura somente um produto; ele almeja ser bem tratado, ter as suas dúvidas sanadas e encontrar uma mercadoria ou um serviço que estejam alinhados às suas necessidades. Todas as percepções envolvidas nesse processo compõem a experiência do cliente.

Como otimizar o meu negócio com as informações do meu consumidor?
Otimizar significa, muitas vezes, aumentar a performance e a agilidade de uma marca. As reações de um cliente no seu estabelecimento podem ser utilizadas para desenvolver estratégias com a sua equipe, na busca pela melhora no relacionamento e na fidelização dos clientes já ativos.
Para conseguir isso na prática, é preciso saber fazer um bom uso do feedback dos seus consumidores. Essas informações orientarão as propostas de melhorias no relacionamento e na experiência do cliente.

Afinal, qual a diferença entre experiência e satisfação do cliente?
Cada um desses conceitos possui uma particularidade. Como é dito no conhecimento popular, é preciso compreender algo para saber fazê-lo da forma correta. Vamos começar logo pela experiência do cliente. Ela diz respeito a todos os processos e fatores que compõem um processo de compra. Do primeiro contato à finalização da compra, existem muitos detalhes que precisam ser bem trabalhados pelos empresários.
A experiência demonstra se o consumidor voltará a fazer negócio com a sua marca. Por isso, é preciso que todos os seus colaboradores estejam alinhados para atender o cliente da melhor maneira possível.

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o que é a experiência, vamos falar sobre a consequência de um atendimento bem-feito: a satisfação do cliente. Ter clientes satisfeitos é o objetivo de muitos empreendimentos.
Não é só pelo simples fato de querer vender, mas, sim, pela realização profissional de saber que o seu negócio consegue prosperar e satisfazer os mais diversos perfis, atendendo ou, até mesmo, superando as expectativas.

A satisfação é o coramento de todo um trabalho entre os seus colaboradores, fornecedores e todas as outras pessoas ligadas ao seu empreendimento.

Por: Compila Soluções
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Agência WebSide