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Publicado em: 15/01/2021

É seguro dizer que um dos maiores objetivos de qualquer organização é ampliar a carteira de clientes e incrementar a entrada de novos negócios.
Mas, para que isso aconteça, deve-se adotar algumas técnicas essenciais de como captar clientes. Confira abaixo quais são elas.

1 – Defina qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa
Não há como captar clientes sem antes definir o perfil de cliente ideal para o seu modelo de negócio.
É com base nessa definição que você vai identificar os prospects com mais chances de se identificar com suas soluções e fechar negócio.

2- Seja um verdadeiro especialista nas soluções que você comercializa
Também é imprescindível conhecer tudo sobre o produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, você demonstra confiança e autoridade para os clientes em potencial.

3 – Saiba quem são os seus principais concorrentes
Para uma boa captação de clientes, é necessário conhecer quem são os seus principais concorrentes. Isso vai te ajudar a construir uma argumentação de vendas mais sólida.

4 – Conecte-se emocionalmente com os prospects
Outra dica importante para captação de clientes é buscar se conectar emocionalmente com os prospects. Procure ativar alguns gatilhos mentais na intenção de persuadir os prospects e despertar emoções. 

5 – Faça com que os prospects percebam valor nas suas soluções
Além de se conectar emocionalmente com os clientes em potencial, é importante ter a habilidade de fazer com que eles percebam valor no seu produto ou serviço. Mostre para os prospects como você pode solucionar as dores deles.

6 – Faça marketing de conteúdo
Procure produzir conteúdos relevantes (blog posts, e-books, webinars etc) para atrair e educar seus prospects a respeito das soluções que a sua empresa comercializa. Isso te ajudará a se posicionar como autoridade no assunto e também a qualificar os potenciais clientes.

7 – Use técnicas de SEO (Search Engine Optimization)
As técnicas de SEO servem para otimizar a pesquisa por seus conteúdos em sites de busca. Com o uso correto de palavras-chave os conteúdos que você produzir aparecerão entre os primeiros resultados de busca.

8 – Utilize as redes sociais, especialmente o LinkedIn
As redes sociais também são importantes ferramentas para captar clientes, principalmente o LinkedIn no caso de vendas B2B.
Você pode criar campanhas voltadas a essas mídias para desenvolver um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo e divulgar as suas soluções.

9 – Participe de eventos que têm a ver com o seu mercado de atuação
Feiras, convenções e congressos podem significar grandes oportunidades para prospectar novos negócios. Procure participar desses eventos para fazer networking e captar clientes em potencial.

10 – Saiba contornar as objeções dos prospects
Para conseguir captar clientes, é necessário que você esteja munido de argumentos suficientes para contornar qualquer objeção que os prospects possam vir a apresentar. Esteja pronto para esclarecer todas as dúvidas.

11 – Peça indicações para os seus clientes atuais
Se você mantém um bom relacionamento com os seus clientes atuais, peça para que eles te deem indicação de pessoas que possam se interessar por seus produtos ou serviços.

12 – Firme parceria com outras empresas
Fazer alianças com outras empresas (não necessariamente concorrentes) pode ajudar a conquistar novos clientes. Por meio de parcerias, todo mundo sai ganhando.

13 – Saiba identificar quem são os tomadores de decisão
É também importante que você seja capaz de identificar quem são os tomadores de decisão; ou seja, aqueles que “batem o martelo” antes da compra. Assim, você evita perder tempo e esforços com aqueles que não tem o poder de decidir sobre nada.

Por: Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor
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