Revista O Empresário / Número 146 · Setembro de 2010
Pesquisa mundial realizada pela empresa de recrutamento Robert Half revelou o perfil de contratação de empresas de diversos países. De acordo com os resultados, a principal característica exigida por gestores brasileiros na hora de contratar um profissional é a habilidade para o trabalho em equipe, seguida pela liderança. “No Brasil, as empresas buscam pessoas com iniciativa”, explica Fábio Saad, gerente da Robert Half. Coincidência ou não, tanto a facilidade para trabalhar com a equipe quanto a capacidade de liderança são peças imprescindíveis do perfil dos executivos modernos. Veja o que é fundamental para a formação desse novo líder.
FLEXIBILIDADE – Ninguém faz nada sozinho – e todos cometemos erros de vez em quando. Por isso, o novo executivo deve saber lidar com a pressão sem sobrecarregar seus subordinados. Para tal, tem que estabelecer um bom relacionamento com funcionários de diversos níveis hierárquicos, promovendo o diálogo entre eles.
DINAMISMO – Para chegar em uma posição de destaque, o executivo deve ser muito bom em alguma coisa. Isso não significa que ele não possa realizar outras tarefas, procurando manter interfaces com áreas diferentes daquela que em que costuma trabalhar. Muitas vezes, ele terá de desempenhá-las ao mesmo tempo: o novo líder é multifatorial.
INSPIRAÇÃO – O modelo autoritário e intransigente é, há muito tempo, considerado anacrônico dentro das corporações. Para atingir suas metas, uma equipe deve ter uma estrutura sadia, baseada na confiança e na admiração mútua. Em outras palavras, quando o projeto faz sentido para todos, os resultados aparecem naturalmente.
APRENDIZADO – Hoje, o conhecimento leva muito menos tempo para se transformar do que há pouco tempo. Um bom líder deve estar aberto para aprender e inovar sempre, por meio de um processo conhecido como educação permanente. Esta é uma atitude estratégica, que permitirá, inclusive, que ele otimize sua produção.
QUALIDADE DE VIDA – Não há mais espaço para workaholics no mercado. O profissional de hoje ama seu trabalho, mas sabe equilibrar suas responsabilidades na empresa com a importância de seu bem-estar pessoal. Ele passa tempo com a família e amigos e gosta de viajar. A exemplo disso, a escola de negócios da Universidade de Berkley, na Califórnia (EUA), incluiu aulas de cinema e teatro em sua grade curricular, promovendo e incentivando a formação humanista de seus alunos.
ADAPTAÇÃO – A globalização permite que empresas tradicionais ou familiares sejam compradas ou incorporadas a outras companhias com grande facilidade. Um novo líder deve se adaptar a chefes diferentes em um curto espaço de tempo, preservando seus valores.