Revista O Empresário / Número 111 · Agosto de 2007
Planejar é essencial para a empresa, mas saber fazê-lo, já é outra história. Há regras importantes que tornam o planejamento mais eficaz.
O primeiro passo, é observar o ambiente em que a empresa está inserida. É importante estar atento a fatores como concorrentes, público alvo, fornecedores e funcionários, por que é baseado neles que o planejamento será montado.
Após esta etapa, é preciso seguir uma prioridade, traçar objetivos, operacionais. Nesta fase entram em ação os planos mercadológicos, financeiros, de produção e de recursos humanos.
Neles podem constar itens como aparência da empresa, qualidade, promoções, custos, lucros, capital de giro, propagandas e retorno em geral.
Os benefícios de planejar são claros, a empresa passa ter rumo, com soluções rápidas e fáceis para os problemas. Além disso o empresário direciona-se para um negócio que cresce de maneira saudável e cria bem-estar empresarial. Todas estas medidas evitam que se cometam erros muito comuns.
Entre eles está o empreendedor focar em seu objetivo e colocar as idéias em prática antes mesmo de visualizar as probabilidades de erros e acertos.
CLIENTES – É preciso saber quem é o consumidor em potencial
DICAS
* Focar as atividades nos clientes
* Ter qualidade no atendimento
* Treinar constantemente os funcionários
* Fornecer produtos de qualidade
* Estar preparado e atento às mudanças do mercado
* Conhecer seus concorrentes
* Não perder contato com os seus clientes
* Ter atenção ao capital corrente e ao fluxo de caixa