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Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006



Os clientes da Telemar que estão recebendo uma carta da empresa oferecendo planos de migração de pulsos para minutos terão de escolher no escuro, alertam as entidades de defesa do consumidor. Isso porque, hoje, ninguém tem noção do seu gasto em minutos, o que dificulta a opção pelo melhor plano. A principal vantagem, segundo as entidades, é que o consumidor pode receber a conta com as ligações de fixo para fixo discriminadas, o que ajuda no controle dos gastos. Mas o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que seus estudos demonstram que as ligações acima de três minutos ficarão mais caras.

Os órgãos de defesa criticaram a carta, que induz o consumidor a fazer logo uma escolha. O texto diz que “ No momento da migração automática, os assinantes do atual plano básico em pulsos serão migrados para o novo plano básico em minutos e, portanto, não poderão optar por outros planos”.

- Isso é uma mentira- afirma Fátima Lemos, técnica do Procon- SP. - O consumidor poderá optar por planos alternativos a qualquer momento. Esta é uma forma de forçar o cliente a migrar logo, sem ter informações suficientes para isso.

SAIBA MAIS
MIGRAÇÃO: A migração de todas as contas de pulsos para minutos está prevista para ser feita em março do próximo ano. Por enquanto, a implementação do plano básico, previsto na resoluçaõ da Anatel 423/2005, está suspensa.

CONVERSÃO: Segundo a Telemar, no plano básico da Anatel, cem pulsos equivalem a 200 minutos.

INFORMAÇÃO: As entidades de defesa do alertam que o consumidor não tem informações suficientes para escolher se vale a pena ou não migrar para o plano alternativo, porque, hoje, ninguém conhece seu perfil de gastos em minutos.

FIDELIZAÇÃO: A resolução da Anatel proíbe que as empresas cobrem taxas para o consumidor migrar para os planos alternativos e retornar ao plano básico e também não permite que seja determinado um tempo mínimo para que o consumidor permaneça no plano alternativo.

VANTAGEM: A principal vantagem do plano de minutos é a possibilidade de o consumidor ter a discriminação das ligações de fixo para fixo.
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