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Comportamento.



Publicado em: 25/10/2021

Seis pontos para levar em conta antes de tomar a sua decisão

A decisão de mudar de emprego nem sempre é simples. É muito comum que, num momento assim, você se veja confuso e cheio de dúvidas. Será que vou me adaptar? Será que vou gostar do ambiente de trabalho? Será que é hora de começar tudo de novo até mostrar minha capacidade? Se você se reconheceu nessas perguntas, confira esta lista de pontos essenciais a considerar antes de decidir aceitar – ou não – uma proposta de trabalho.

O que levar em conta antes de decidir mudar de emprego
1. Conheça suas motivações
Segundo Carolina Carvalho, sócia da empresa de recrutamento Asap Campinas, em primeiro lugar os profissionais devem considerar as reais motivações que os levam a fazer a movimentação profissional. “É preciso entender a posição em que você está na empresa atual, seus objetivos e também o que faz com que você se sinta motivado”, diz ela. “Também é importante, antes de decidir, analisar se as suas possibilidades de crescimento na empresa em que está já foram esgotadas.”

2. Atenção ao cenário econômico
Outra recomendação de Carolina é avaliar muito bem quais são os segmentos que oscilam menos diante de um cenário econômico não muito favorável – como o que temos agora. “Há segmentos como Farmacêutico, Consumo (Higiene Pessoal e Limpeza, Alimentos e Bebidas), Tecnologia e Embalagens que apresentam maior estabilidade ou, pelo menos, que demitem menos se comparados com outros”, afirma ela. Se você estiver em um deles, melhor para você.

3. Considere a estabilidade da empresa
Por falar em cenário econômico, é importante lembrar de estudar a estabilidade da empresa contratante (e da atual, claro), sua sustentabilidade financeira e seus investimentos no país. “O profissional deverá entender se a companhia é realmente capaz de oferecer o desenvolvimento profissional que ele busca”, alerta.

4. Investigue a cultura organizacional
A cultura organizacional também deve ser levada em conta. Isso porque o profissional que está alinhado à cultura da empresa normalmente é o que obtém mais sucesso na trajetória.

5. Analise salário e benefícios
Salário e benefícios, claro, também têm seu peso nessa decisão. O mais comum, segundo a especialista, é que uma proposta de trabalho ofereça cerca de 30% de aumento na remuneração fixa do profissional. Atenção, no entanto, para não simplificar demais essa conta. Devem ser contabilizados ainda o pacote de benefícios, como 14º salário, bônus, PLR, assistência médica e odontológica, previdência privada, carro, ajuda de custo, notebook, celular, auxílio moradia, auxilio para estudos, auxilio creche, refeição e vale alimentação. “Compare, por exemplo, se o plano de saúde é extensível aos familiares nas duas empresas”, diz ela.
Vale a pena também considerar quanto você deve receber ao deixar a empresa. Para isso, procure um escritório contábil e faça a simulação ou se preferir há site que fazem o cálculo de rescisão de forma gratuita.

6. Considere seu relacionamento com o chefe atual
O relacionamento com o chefe – sim, isso mesmo! – também precisa entrar na balança.  É sabido que o mau relacionamento com o superior direto causa grande parte dos pedidos de demissão nas empresas. Por isso, se você tem uma relação de confiança e transparência com o seu, leve esse ponto muito em consideração.

Por: Vagas e Profissões


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