Além do golpe da Falsa Venda, os outros grandes destaques no levantamento foram os golpes da Falsa Central e do WhatsApp
O golpe da falsa venda foi a abordagem mais aplicada contra clientes de bancos ao longo do primeiro semestre deste ano, com 174 mil ocorrências, o que representa um aumento de 314% em relação aos seis primeiros meses de 2024 (42 mil). De acordo com levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ação subiu da terceira para a primeira posição no ranking nacional nesse período.
Neste tipo de golpe, os criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. O diretor-adjunto de serviços e segurança da Febraban, Walter Faria, alerta para a necessidade de estar sempre atento aos riscos.
“O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? O e-commerce é recém-criado em rede social. A chance de ser um golpe é grande”, esclarece.
Para o especialista, é muito importante que as pessoas tenham muito cuidado com este tipo de golpe, principalmente, nesta época do ano, marcada pela chegada de datas muito importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal. O consumidor precisa tomar muito cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens, além de sempre dar preferência aos sites mais conhecidos para realizar as compras.