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Revista O Empresário / Número 128 · Março de 2009



Qual é o tesouro que as empresas guardam a sete chaves? Seus clientes fiéis. São aquelas pessoas que, além de retornarem para comprar mais, recomendam os seus produtos e serviços, compram para dar de presente e, até mesmo, desculpam eventuais falhas. Enfim, um cliente fidelizado é uma benção. Como conseguir este amigo fiel, um verdadeiro tesouro?

1-O cliente busca experiência

Em uma sociedade high tech (de alta tecnologia) as pessoas buscam pelo high touch (toque diferenciado). A tecnologia invade nossas vidas e exige cada vez mais de nós, por isso priorizamos o contato pessoal, o olho no olho. Os fornecedores que conseguem dar um toque personalizado ao que fazem atraem mais clientes.

2-Prazer sempre atrai

Todo ser humano normal busca o prazer e foge da dor. Portanto, não complique a vida de seu cliente. Em Disney World, calcula-se que para compensar um momento trágico são necessários 30 momentos mágicos.

3-Serviço chama sucesso

O caminho mais curto para conquistar aquilo que você quer (a venda) é ajudar o seu cliente a conseguir o que ele deseja: a solução de um problema. Associe seu negócio e sua pessoa à palavra “solução”.

4-Entusiasmo contagia

Não conheço vendedor de sucesso desanimado ou pessimista. Para vender, é preciso criar uma aura de otimismo e entusiasmo ao nosso redor e em torno da nossa marca.

5-Cliente quer atenção

Tudo transmite uma mensagem: o ambiente que você oferece ao seu cliente, a forma como que você se veste, se comporta e fala devem ser simplesmente impecáveis.

6-Vender é compreender

A maior necessidade do ser humano é ser compreendido.É preciso compreender (escutar com atenção plena) para que as pessoas desejem comprar de você e de mais ninguém 7-Cliente compra experiência

Preferimos vendedores que sabem traduzir produtos e serviços em experiências memoráveis. Você vai fidelizar seus clientes quando tiver consciência de que não vende coisas, mas sonhos, conquistas, emoções, autorrealização e, acima de tudo, felicidade.

Fonte: Ômar Souki ministro treinamentos para equipes de vendas de empresas nacionais e internacionais.
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