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Comportamento.



Publicado em: 19/06/2023

Crescer profissionalmente exige esforço contínuo. É preciso dominar muitos assuntos que envolvem o seu ramo de atuação, além de prestar atenção nas oportunidades que surgem. Para vendedores, essas dicas são ainda mais sensíveis, já que esses profissionais lidam diretamente com os clientes.
Preparamos este post para que vendedores consigam se planejar para crescer profissionalmente e enriquecer os currículos. Você verá que essa missão envolve muito estudo, desenvolvimento de um comportamento empático e um bom networking. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Busque conhecimento para se manter atualizado
Você já atua nas vendas há um bom tempo e tem fechado bons negócios. Isso significa que não há mais nada a aprender? Definitivamente não. Há sempre maneiras de se aperfeiçoar, por isso, não se acomode com as técnicas de persuasão em vendas que você já domina, já que o mercado está sempre mudando — assim como as necessidades e o comportamento dos clientes.
Preste atenção no que ocorre no seu ramo e busque formas de se manter atualizado. Acompanhe blogs e canais no YouTube sobre vendas, e procure materiais que enriqueçam o seu aprendizado. Aprender inglês também é um bom meio de ter acesso a novas técnicas.

2. Faça um bom planejamento de carreira
Antes de projetar saltos irreais na carreira, pense no lugar que você quer ocupar daqui a 2 anos, por exemplo. Você deseja ter um salário melhor ou uma promoção? Então, é importante ficar por dentro das novidades da sua área para alcançar os seus objetivos.
Pesquise cases de sucesso, histórias de vendedores que começaram em cargos mais modestos e galgaram degraus. A Internet está cheia dessas histórias, tanto em sites quanto em vídeos no YouTube.

3. Conheça bem o seu produto
Será difícil progredir na carreira se você não souber muita coisa sobre o que está vendendo, certo? Poucos clientes ficarão impressionados com um vendedor que não está exatamente convicto sobre aquilo que ele está comercializando.
Nesse sentido, busque conhecer cada detalhe sobre os produtos e serviços que vende. Ao saber tudo sobre os produtos que comercializa, você tem mais chances de convencer um consumidor a levar mais de uma mercadoria.

4. Conheça bem o seu cliente
Tão importante quanto conhecer o produto é saber lidar com o cliente. Quanto mais você interage com as pessoas, mais chances tem de conseguir personalizar a sua abordagem. Assim, o atendimento especial será um dos pontos fortes da sua carreira.
Para conhecer melhor os consumidores, duas perguntas são interessantes:
• quais são os motivos pelos quais alguém compraria um produto oferecido por você;
• quais seriam alguns obstáculos rotineiros nesse tipo de negociação.
Pense sobre ambas as respostas para se colocar no lugar do cliente e desenvolver uma abordagem cada vez mais personalizada e individualizada.

5. Seja empático
Por falar em pensar como o cliente, a empatia é incontornável para um bom vendedor. Trata-se da capacidade se colocar no lugar do outro, considerando as dores, as preferências e o modo como a pessoa gostaria de ser tratada.

Além disso, ser empático é entender que não basta repetir todas as características de um produto automaticamente: é preciso mostrar como aquela solução resolverá o problema do consumidor. Quando o cliente nota que o vendedor o ouviu com atenção, a tendência é que ele tenha confiança nas palavras do comerciante.
O importante, aqui, é compreender o que faz o cliente hesitar antes de concretizar a negociação. A partir disso, deve haver um esforço para encontrar soluções e respostas para sanar as dúvidas. Por fim, o bom vendedor oferecerá um acordo que seja bom para ambas as partes.

6. Ouça pessoas mais experientes
A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história. Nesse sentido, há muito o que aprender das pessoas que vieram antes de você e com aquelas que já estão há um bom tempo nesse trabalho. Observe profissionais experientes e não tenha vergonha de pedir conselhos quando achar necessário.
É interessante saber como agir no dia a dia, com clientes mais resistentes. Até os conselhos que podem parecer bobos à primeira vista não devem ser desprezados, já que toda experiência é útil para transformar você em um profissional mais completo. Confira, também, as nossas dicas para vendedores iniciantes.

7. Busque parceiros
Além de ouvir o que profissionais com mais tempo de trabalho têm a dizer, busque parceiros e diversifique o seu networking. Uma boa maneira de fazer isso é visitar feiras especializadas dentro do seu ramo de atuação. Assim, você poderá assistir a palestras e entrar em contato com outras pessoas que enriquecerão o seu currículo.
Do mesmo modo, converse com fornecedores da sua loja e busque dicas sobre produtos, serviços e tendências. Além de fortalecer os laços comerciais da loja, esse contato mais próximo é uma excelente forma de buscar conhecimento e transmiti-lo aos clientes nos momentos de venda.

8. Use ferramentas a seu favor
Hoje, é possível encontrar múltiplas ferramentas e programas desenvolvidos para otimizar vendas. Mesmo que você não os utilize na sua empresa, não deixe de pesquisar sobre alguns softwares, como:

• CRM;
• Pipedrive;
• RD Station;
• SemRush;
• Evernote;
• Onenote.

Até mesmo o atendimento no WhatsApp é uma oportunidade de ouro. Alguns desses programas são dedicados a produzir gráficos que demonstram o seu desempenho em determinados períodos, enquanto outros são ótimos para reter informações sobre clientes específicos. O Profit Story, por exemplo, ajuda a calcular margens de lucro e a elaborar propostas.
Como a tecnologia está presente em todos os setores de trabalho hoje em dia, vendedores que querem ascender na carreira não podem ficar de fora dessa tendência. Confira vídeos, tutoriais e busque praticar em opções gratuitas, como o Evernote e o Google Docs (ótimo para guardar planilhas).

9. Aprenda gatilhos de venda
Os gatilhos são estímulos que fazem o cérebro tomar decisões. Um bom exemplo de gatilho de venda é o oferecimento de benefícios como uma forma de estimular um sentimento de reciprocidade. Outro é a autoridade, que é percebida pelo cliente quando vendedores se posicionam e conseguem provar que são referências no assunto discutido.

O gatilho mental de afeição, por exemplo, é similar ao atendimento empático. Com ele, o vendedor gera uma identificação com clientes em potencial, como costuma ocorrer quando trocam histórias parecidas sobre experiências com produtos. Para ajudar, temos um post completo sobre gatilhos mentais.
Como você pôde ver neste artigo, crescer profissionalmente é algo perfeitamente possível para vendedores em qualquer estágio da carreira. Manter-se atualizado sobre as tendências do seu ramo, estudar sobre tecnologias e investir no networking são algumas das dicas mais promissoras.

Por: Nakata


notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

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