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Comportamento.



Publicado em: 29/03/2023

Todas as manhãs, quando acordo, a primeira coisa que me vem à cabeça é que terei um dia excelente, que nada nem ninguém vai estragá-lo. Normalmente, quando saio de casa, levo comigo um grande sorriso, cumprimentando todas as pessoas que cruzam meu caminho, pois a ideia é me manter com pensamentos positivos para me sentir bem.

Porém, após alguns minutos, alguma situação distrai minha mente deixando meus pensamentos positivos de lado. É quando começo a reclamar sem perceber. “Que raio desse caminhão que não passa! Vou me atrasar!”, “O calor está insuportável”, “Por que tudo está acontecendo comigo”, “Deviam pagar mais pelo meu trabalho”.
Todos nós, em algum momento da vida, já reclamamos de algo que nos incomoda, pois existem situações que consideramos injustas ou com as quais não concordamos. É tão fácil ficarmos reclamando, que o fazemos automaticamente, sem percebermos. E o pior é que não medimos as consequências do que esses pensamentos negativos podem causar em nossa saúde.

O hábito de reclamar afeta sua saúde
Vários estudos afirmam que a frequência e a intensidade emocional com que nos queixamos dependerão do nosso sofrimento cerebral. Isso porque durante o estado de frustração, o cérebro libera hormônios como noradrenalina, cortisol e adrenalina, que acabam afetando o funcionamento desse órgão.
Mas não é só isso, reclamar interfere no aprendizado, na memória, altera o sono e o repouso, enfraquece o sistema imunológico, aumenta o ganho de peso e a pressão arterial, causando maior possibilidade de doenças cardíacas. Também afeta as relações sociais.

Reclamamos de tudo
Existem muitos fatores que nos levam a reclamar: por termos aprendido na infância e seguimos esse modelo, por hábito (como parte da nossa personalidade), por ter assunto para falar, por falta de empatia, por sermos pessimistas, perfeccionistas e exigentes; até mesmo porque pegamos o hábito de outras pessoas, que reclamam constantemente.

As reclamações costumam assumir a forma de discurso interno, onde dizemos a nós mesmos o quanto nos sentimos insatisfeitos ou desgostosos com algo, então passamos a dizer aos outros o que nos incomoda, para aliviar a dor ou o sofrimento com a intenção de criticar alguém.

Nem todas as reclamações são ruins, algumas são justificadas, pois ajudam a recebermos atenção e apoio quando precisamos, permitindo-nos detectar o que não está certo para encontrarmos soluções. Talvez você possa reclamar da perda de um ente querido, de uma doença grave ou porque perdeu o emprego.
No entanto, quando as reclamações são carregadas de carga negativa, elas nos afastam de encontrar soluções, causando estresse e fazendo com que as pessoas ao nosso redor se afastem de nós. Pense bem, ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa chorona!
Então, aqui estão cinco maneiras de controlar seu hábito de reclamar:

1. Esteja ciente
Às vezes reclamamos sem percebermos que estamos fazendo isso. Talvez não consigamos apagar um pensamento negativo com facilidade, mas quando percebemos que estamos reclamando demais, devemos parar e procurar um pensamento melhor.
Trata-se de buscar um propósito. Pergunte a si mesmo, “por que você quer compartilhar seus problemas?”, “Por que você está chateado?”. Talvez porque seu propósito seja encontrar soluções ou ter empatia com alguém para que possa desabafar e acalmar suas emoções.

2. Pense em outras coisas
Ao perceber que está reclamando, você deve aprender a direcionar sua atenção para outras coisas que distraem sua mente, fazendo afirmações positivas. Por exemplo: se você reclama que seus filhos deixam os brinquedos espalhados, concentre-se na sua aula de Zumba que começará em uma hora ou em outra coisa boa que queira fazer.

3. Você aprende com experiências ruins
Talvez você reclame porque perdeu o emprego, ou porque está muito calor, ou porque seu marido não ajuda nas tarefas, ou porque sua vida é uma rotina sem fim. Mas acredite, mesmo que seus desgostos ou aborrecimentos o levem a reclamar constantemente, sempre haverá coisas boas a aprender com as situações ruins da vida.
Além disso, buscar o lado bom de uma situação chata ajudará você a relaxar o cérebro, dando-lhe mais tranquilidade e influenciando o seu humor. Por exemplo: você está chateada porque tem que jantar todo fim de semana com sua sogra. Aprenda que o bom dessa situação é que os laços familiares serão fortalecidos e você não terá que cozinhar.

4. Assuma o comando
Lembre-se de que estar com alguém que reclama também é contagioso, pois você acabará criticando como quem iniciou a conversa. Portanto, se você se envolver em reclamações constantes, poderá assumir o controle da conversa e redirecioná-la para o lado positivo das coisas.
Por exemplo, se uma pessoa reclama de tudo, mude essa conversa para algo mais interessante, pode ser que você queira compartilhar sua opinião sobre um filme, uma série ou sobre algo que de que goste.

5. Soluções ao seu alcance
Muitas vezes, ficamos nos queixando de algo, fazendo-nos passar por vítimas, sem perceber que talvez esteja ao nosso alcance encontrar uma solução para aquele problema que tanto nos incomoda. Por que você reclama tanto do trânsito da manhã? Levante-se um pouco mais cedo e você o evitará.
Por fim, reclamar não apenas nos distancia das pessoas à nossa volta, mas também afeta nossa saúde. Por isso, devemos trabalhar para mudar esse mau hábito e aprender a buscar o lado positivo de cada situação, bem como encontrar soluções para nossos problemas. 
Pare de reclamar. A vida é linda!

Por: Adriana Acosta Bujan



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