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Comportamento.



Publicado em: 17/10/2022

Cordialidade, uma palavra um tanto esquecida nos dias de hoje.

Pessoas gentis atraem sorrisos, amigos e, principalmente, reciprocidade. Por isso, devemos espalhar gentileza pelo mundo com atitudes que estão ao nosso alcance e, assim, inspirar outras pessoas a agirem da mesma forma.

A correria do dia a dia às vezes nos fazer esquecer de gestos e palavras mais simples que deveriam nos acompanhar sempre.

Cumprimente a todos com um sorriso e aquele caloroso bom-dia quando chegar ou passar por algum departamento da empresa.

Um ato tão simples que pode mudar a receptividade de quem o recebe, fazendo com que o ambiente fique mais leve.

Isso vale também para outros ambientes que não seja o corporativo e deve ser usado com todos os níveis de hierarquia.

Imagine só, eu já cheguei a ouvir pessoas em ambientes corporativos dizer: “Eu não tenho tempo para ser cortês”.

Empresas que não são cordiais no atendimento ao cliente interno ou externo estão fadadas a desaparecer, mais cedo ou mais tarde.

Tive o prazer em trabalhar como secretária por 10 anos em um tradicional escritório de advocacia em Campinas com o saudoso jurista Prof. Dr. Nhemtalla Andery, me lembro como se fosse hoje era uma simplicidade de pessoa, brilhante profissional, detentor de um conhecimento inigualável e professor na PUCC Campinas. Tinha por hábito chegar no escritório e pronunciar um animado “Bom Dia” para cada pessoa que encontrava no caminho de sua sala, cumprimentava-nos um a um com um forte aperto de mãos, com um olhar sincero e um sorriso cordial, isso era o suficiente para que o dia começasse em paz.

A postura da liderança contagia a empresa, nunca me pediu nada sem dizer um “Por Favor”, assim era com todos desde a copeira até seus pares. Não era um 'por favor' por obrigação, mas um 'por favor' onde demonstrava a importância do outro, seja em servir um cafezinho ou em terminar uma petição. São hábitos que ele adotava no escritório e contagiava a todos.

Pessoas que agem de maneira cordial são mais convincentes, mais queridas e com isso conseguem resultados melhores com seus pares. Todos podem agir assim, mas geralmente mulheres são instintivamente amáveis e gentis. Via de regra o “por favor” vem sempre acompanhado de um “obrigado”, palavra que também deve fazer parte do inter-relacionamento nas corporações.

A gestão de relacionamento não deve ser somente voltada ao cliente, mas também no trato com os colaboradores, parabenizando-os a cada conquista adquirida, seja na entrega de um trabalho ou uma venda realizada.

Existem diversas formas de agradecer seus colaboradores, seja através de um sorriso, um muito obrigado, uma gratificação ou até mesmo uma folga no trabalho.

A gentileza salva vidas

Certo dia, ao término do trabalho, um empregado de um frigorífico foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu pois todos os colegas já haviam saído para suas casas.
O tempo foi passando e o homem se debilitando, em função da temperatura insuportável.
De repente, a porta se abriu, o vigia entrou na câmara e resgatou o homem com vida.
Depois de salvar a vida do colega, o vigia foi questionado:
- Como o senhor chegou até à câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho ?
Ele explicou:
- Trabalho nesta empresa há 30 anos. Centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias mas este homem é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã me disse “bom dia” quando chegou. Entretanto, não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter acontecido algo e o procurei pelo frigorífico até encontrá-lo…

Moral da história: o homem foi salvo pela gentileza!
Pergunta: será que você seria salvo?

Por: Administradores


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