AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 06/05/2022

Olá pessoal, tudo bem?
Vamos abordar hoje um tema que, apesar de ser bastante conhecido, ainda não é seguido à risca por grande parte dos empresários brasileiros: finanças pessoais e finanças da empresa. 

Vamos ao que interessa. Cuidar das finanças da sua empresa é fundamental para lidar com crises e imprevistos, para manter o funcionamento das suas atividades por longo período.

Muitos pequenos e médios empresários não sabem como utilizar as finanças da sua empresa da melhor forma, e por isso já precisaram recorrer a empréstimos bancários arcando com altas taxas de juros por não saber fazer a gestão financeira corretamente.

COMO SEPARAR FINANÇAS PESSOAIS DAS EMPRESARIAIS?
A primeira coisa a fazer para melhorar a gestão financeira do seu negócio é entender a importância de não misturar conta da pessoa física com a jurídica. Isso pode dar muita dor de cabeça.
Ao não ter o devido controle de suas contas, os lucros podem não aumentar como você gostaria, prejudicando tanto a sua vida pessoal quanto o seu empreendimento.

Para reduzir possíveis dores de cabeça, além de analisar as tarefas da rotina,também é preciso analisar a sua situação financeira: entender quanto você recebe e quanto gasta, e o que pode fazer para melhorar esse controle.
Caso você misture as entradas e despesas da sua casa com a da sua empresa, por exemplo, tornará a administração financeira do seu negócio praticamente inviável, colocando em risco a saúde financeira da sua empresa podendo lavá-la à falência.
Algumas dicas importantes para separar dinheiro da empresa e dinheiro pessoal. Vejamos.

CONTAS BANCÁRIAS DIFERENTES
Ter contas separadas é importante para criar uma organização financeira. Hoje em dia com os bancos digitais isso se tornou mais fácil, pois estes oferecem contas gratuitas tanto para empresas como para pessoas físicas.

DEFINA O SEU SALÁRIO
Esse é um erro grave e que acontece de forma recorrente. Empresários pensam que o caixa é seu salário. “Enfiam a mão na gaveta” para pagar supermercado, gasolina pessoal, escola dos filhos, academia, salão de cabeleireiro da esposa. E depois não sabem por que a empresa não dá lucro. É importante definir um salário, que será o seu pró-labore. Claro que isso deve ser feito respeitando a saúde e condição financeira do seu negócio.

TENHA RESERVA DE EMERGÊNCIA
Você consegue economizar dinheiro a cada mês? Mesmo que seja um valor bem pequeno, criar uma reserva de emergência poderá salvar seu negócio em alguma emergência. Isso é importante para lidar com situações emergenciais que geralmente pegam negócios desorganizados de surpresa.
Com uma gestão financeira eficiente, com separação dos negócios pessoais dos da empresa, diversos benefícios poderão ser notados:

• aumento do controle do que a empresa realmente está gerando;
• facilidade na hora da tomada de decisões;
• redução de preocupações e prejuízos;
• monitoramento das entradas e dos gastos;
• falta de necessidade de recorrer a empréstimos;
• redução de dívidas e multas;
• desenvolvimento da empresa no mercado;
• melhores resultados e equilíbrio no fluxo de caixa.

Como você pode notar, é de suma importância criar uma rotina saudável quando o assunto é gestão financeira. Disciplina, organização e busca de um bom profissional contábil são fatores que trarão resultados satisfatórios para sua empresa.

Por: Linimiar Stoque
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide