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Publicado em: 26/05/2021

A economia para a montagem da loja começa junto com o planejamento do seu negócio. Conhecer seu público e ter um bom plano financeiro são algumas das dicas que selecionamos para auxiliar você nesta nova etapa.

Existem alguns caminhos que você pode seguir ao iniciar um novo negócio, principalmente se deseja abrir uma loja. Optar por esse empreendimento é muito comum entre micro e pequenos negócios, principalmente no varejo. No blog Hiper já abordamos alguns tópicos que podem te auxiliar, como abrir uma loja sendo MEI e quais os documentos necessários para abrir uma loja.
Sabemos que nessa primeira fase, nem sempre você tem o capital necessário para arriscar na montagem da sua loja. Neste artigo fizemos um apanhado de dicas para te ajudar a montar uma loja gastando pouco dinheiro. Confira:

Defina o público-alvo da sua loja
A maioria das pessoas ao abrir uma loja, não definem o público-alvo ou decidem atender todos os públicos. Na prática, principalmente para quem possui um orçamento reduzido, essa estratégia não funciona. 
Imagine o cenário: você abre uma loja e decide atender todos os públicos. Se o espaço físico de sua loja for pequeno, o que geralmente acontece quando há pouco investimento, onde você irá armazenar o seu estoque ou exibir suas mercadorias? Certamente, faltará espaço ou principalmente, o seu cliente não encontrará a mercadoria desejada.

Por isso, é muito importante definir o público-alvo. Sabendo quem é o seu cliente, você pode definir o seu produto: modinha, fitness, idosos, jovens, infantil, acessórios automotivos, plus size, entre outros. Desta forma, você dedica seus esforços no que realmente importa. Quando sua loja crescer, você pode pensar nos públicos que possuem afinidades com seu público atual e com isso ampliar a sua abrangência.

• O público é jovem? Utilize uma rede social como Instagram para realizar a comunicação online.
• O público idoso? Utilize uma rede social como Facebook ou até mesmo uma rádio para realizar a comunicação da sua loja.
• O público é fitness? Faça uma parceria com academias para vender seus produtos.


Escolha um ponto com o melhor custo benefício
Se você optar por montar uma loja física, utilize as seguintes perguntas para decidir o melhor lugar:

A região possui alto fluxo de pedestres?
Levando em consideração que o fluxo de pedestres é pequeno, há um bom número de vagas para estacionamento? Se a resposta das duas perguntas for não, procure o melhor local para você montar sua loja.

A sua futura loja pega sol?
Se sim, qual o período? Manhã ou Tarde? Não é um problema, porém priorize sempre o sol da manhã, pois normalmente é o sol mais fraco do dia e a chance de um cliente passar na frente de sua loja e não atravessar a rua por causa do sol, é maior.

Você ficará integralmente na sua loja?
Se não, procure por um local que seja de fácil acesso e bom trânsito. Dessa forma, sempre que houver um problema e seu time precisar da sua ajuda, você pode se locomover mais rápido até a loja. 

Além das perguntas, tem o lado financeiro também, opte por uma loja que caiba no seu bolso, não adianta você pagar um aluguel altíssimo e não ter mercadoria para repor ou ter uma loja pequena e não caber a mercadoria na sua loja, sempre procure o meio termo, escolha o ponto com o melhor custo benefício.
 
Faça uma lista com o que sonha para a loja e o que realmente precisa

O que é importante para a sua loja funcionar? A sua loja precisa de uma fachada caríssima ou um balcão enorme? Pode ser que sim, mas no dia zero, dia que você inaugura a sua loja, precisa? Acredito que não, esses são dois exemplos de sonhos para a sua loja.
Agora, a sua loja precisa de mostruário, prateleiras e um balcão pequeno? Com certeza sim, esses são três exemplos de o que você realmente precisa.


A lista é importante, para exatamente você decidir com o tempo, quando cada sonho será realizado e principalmente, definir o foco da sua loja no início com pouco orçamento. Economize tudo que você puder no começo, opte por soluções simples e inovadoras.


Tenha um planejamento financeiro definido

O objetivo básico de um empreendedor é: ganhar dinheiro. Parece óbvio, mas no início, o mais importante é ficar no zero a zero. Para que isso aconteça, não deixe de ter um planejamento financeiro desde o primeiro dia. Defina qual o mínimo que você precisa vender para não ficar no prejuízo, tenha uma projeção de gastos.
Com o planejamento financeiro realizado, defina alguns marcos estratégicos: quando chegar ao faturamento X durante alguns meses, vou comprar um balcão novo ou irei aumentar o quadro de funcionários ou fazer uma fachada nova, esta é uma forma de você ‘se presentear’ pela prosperidade do seu negócio.


Faça uma análise de mercado
Conheça seus concorrentes, o que os seus clientes gostam, qual a tendência do mercado que você escolheu, como seus correntes estão se comunicando nas redes sociais, qual o tipo de roupa e material que a roupa, visite algumas lojas presencialmente, conheça seus fornecedores, o que é bom para a loja do seu lado, pode não ser boa para sua. Enfim, conheça todo o ecossistema, o melhor deste tipo de análise é que ela é gratuita, depende apenas de você.

A mercadoria que você comprou é simples, deve ser vendida por 10 reais? Se sim, venda por 10 reais, não adianta você vender uma mercadoria de 10 reais por R$ 50, R$ 60 ou R$ 70, pois certamente é uma mercadoria mais simples e se seu cliente pagar esse valor, será apenas uma vez.
Busque um diferencial competitivo, o que sua loja terá diferente dos concorrentes? Só não vale um atendimento diferencial, pois todo mundo vende esse ‘diferencial’, a não ser que for um atendimento personalizado. Aí sim, é um diferencial.

Quais serão os meios de pagamento que sua loja aceitará? Dinheiro, cartão de crédito, débito, crediário próprio, cheque? Acesse aqui um artigo para entender o melhor meio de pagamento para sua loja.

Por: Kadu Oliveira
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide