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Publicado em: 30/10/2020

Pensar em como manter sua empresa na ativa nesta crise é um pouco complicado, não é mesmo? Entretanto, tenha em mente que crises são cíclicas, vem e vão, e fornecem importantes indicadores de funcionamento empresarial. Assim, muitas organizações usam esses feedbacks para traçar novas estratégias de crescimento, melhorando seu desempenho
a curtos e longo prazo.

A atual crise, causada pela pandemia do COVID-19, é uma situação sem precedentes na configuração de mundo globalizado e interdependente, e segundo o raio-X divulgado pela ONU e seus órgãos, já é a maior em gerações, possuindo projeções de perdas para economia mundial que passam de 8,5 trilhões de dólares. Outro levantamento preocupante se dá na projeção de que aproximadamente 430 milhões de empresas poderão deixar de existir nessa pandemia.

A tendência é piorar, sendo essas expectativas recentes, e de acordo com declarações da OMS, essa crise é de longo prazo tendo a possibilidade da COVID-19 virar uma doença endêmica, causando uma total reformulação de costumes e interações. Logo, esse cenário preocupante avança junto com o vírus e não tem data de retorno determinada.

Assim, esses dados funcionam como um alerta às empresas e aos governos em relação a suas práticas de mercado, pois a Era de contatos presenciais pode estar chegando ao seu fim, e trazendo à tona um mercado baseado em interações rápidas e fáceis sem a presença física de nenhuma das partes.

Fica evidente, portanto, a necessidade do uso de novas alternativas que respeitem a recomendação do isolamento para se manter ativo em curto e médio prazo, e usar essas melhorias para o aumento de desempenho em longo prazo.

É nítido que as empresas têm problemas em se manter a todo vapor em crises. Na atual, isso é maximizado, pois há restrição de abertura local dos empreendimentos. Nesse contexto, temos negócios que aceitam seu declive e começam a cortar custos, funcionários, projeções de crescimento e de metas. Também, aqueles que aproveitam essa situação para a reformulação e criação de novas oportunidades, enxergando além da crise! E você? Em qual grupo quer estar? Bem, tudo depende de sua iniciativa e decisão neste momento!


Nesse artigo te ajudaremos a dar inicio a mudança, e a melhorar sua gestão estratégica visando um futuro promissor!

Por que usar o Marketing digital?

Já parou para pensar porque, nessa crise, as empresas mais afetadas são as médias e pequenas? Bom, não parece ser uma pergunta simples de ser respondida, portanto, há uma característica em comum na maioria das empresas desses clusters, isto é, a falta de presença digital.
A atual crise, com a proibição de circulação de pessoas, evidenciou a fragilidade das empresas que não se encontram no ambiente digital. Esse fato ocorre, principalmente, pois o mercado atual está alicerçado no avanço tecnológico, na automatização, e na praticidade, desta forma, condicionar seu desempenho empresarial a vendas e marketing presenciais é perder capacidade de expansão e crescimento, algo não muito indicado em nenhuma circunstância.


A existência de tal vulnerabilidade demonstra que estar presente, digitalmente falando, não é mais um diferencial, e sim parte do pacote básico de um empreendimento bem sucedido.
E, portanto, as corporações ausentes nesse meio estão em desvantagens na competição de mercado. Que tal poder expandir e concorrer de maneira equiparada com as empresas que possuem as melhoras práticas do mercado?


Como usar o marketing digital na minha empresa?

Já entendemos a importância do mercado digital na atual conjuntura econômica, mas e agora? Como implementar algumas práticas desse nicho na sua empresa? Vamos ao trabalho!


Primeiramente, é importante explicar o que é o mercado digital e quais são suas principais ferramentas. O mercado digital é uma forma de desempenhar suas atividades, principalmente de vendas e marketing, sem que haja contato físico direto. Seu funcionamento é baseado nas novas possibilidades que o avanço contínuo da internet fornece, sendo um meio muito acessível e prático como apontam os dados do IBGE e o CGIBR: cerca de 70% da população brasileira tem acesso a esse recurso e passam em média mais de 9 horas conectados.


Isso demonstra que as interações e transações online são possíveis em qualquer ramo. Essa forma de empreender evidência que é necessário estar presente na vida dos clientes para conseguir aumentar suas vendas, pois atualmente só é lembrado quem é visto, e para chamar a atenção de seu público é necessário estar onde ele se encontra.


Fica claro, assim, a importância de um marketing digital bem estruturado para conseguir ser incluído no cenário online e cativar seu público alvo. Mas qual é o verdadeiro papel do marketing digital.

O plano de Marketing Digital, em poucas palavras, é o planejamento de ações comunicacionais a serem feitas em ambiente online, visando a divulgação e venda de seus serviços. Seu verdadeiro papel é conquistar novos clientes e manter os seus antigos, por meio da melhora da sua comunicação, e do desenvolvimento de conteúdos e propagandas bem pensadas, objetivando a criação de sua identidade própria.


Como montar uma estratégia de Marketing Digital?

A princípio, para usar essa ferramenta, é importante que sejam estabelecidos objetivos e metas, um estudo para entender o mercado e seu público alvo, e posteriormente, uma organização de seus esforços para alcançar essas metas.

Logo abaixo, segue uma lista de dicas para estabelecer o começo de um plano de marketing digital:


- Pensar e determinar o propósito do uso dessa prática.
- Fazer uma pesquisa de mercado para entender e interpretar seu público alvo, focando em suas necessidades, anseios, e costumes.
- Após a determinação dos primeiros passos, vem a escolha dos instrumentos que serão utilizados para atingir seu público alvo.
- Dimensionar, em valores (reais), cada estratégia escolhida, levando em conta seu custo benefício.
- Adequar sua equipe para o desempenho dessas práticas de forma contínua e fácil.
- Com intuito de atingir seu público, determinar o conteúdo a ser veiculado.
- Elaborar um planejamento/lista de ações e estar sempre atualizando suas ações de marketing digital.
- E como última etapa, monitorar os dados e as respostas que essa ferramenta fornece. A grande vantagem do marketing digital é o feedback constante do impacto de cada ação.


A atual crise é um catalisador da transformação tecnológica, e evidencia a fragilidade acentuada de algumas práticas do mercado, consequentemente, muitas empresas sofrem caladas enquanto outras entendem a necessidade de mudança. Assim sendo, para se manter vivo no mercado é necessário reinventar-se de forma recorrente e adotar tendências.


Nesse sentido, a atual crise mostrou a importância de estar presente no mercado digital, sendo o marketing digital bem estruturado a principal ferramenta usada para promover seu crescimento, e te ajudar a se programar para novas recessões.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide