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Publicado em: 26/10/2020

Quantas vezes já ouvimos essa frase? Mas nada é mais atual.  Na era dos relacionamentos virtuais, o contato face a face com o cliente pode ser o maior desafio.
Veja algumas dicas abaixo a respeito de como um vendedor deve se portar perante a um cliente.

1. Mostre-se receptivo: uma atitude positiva e acolhedora torna o trabalho mais leve, gera amigos, vendas e indicações.

2. Ponha-se no lugar do cliente: Por muitas vezes você foi o cliente. Com se sentiu?  O que fez a diferença? Lembre-se e repita o que encontrar de bom. O atendimento personalizado exige o investimento de alguns minutos para conhecer o cliente e deixar-se conhecer por ele, mas é um passo fundamental, sem ele  a chance de sucesso é mínima.

3. Concentre-se nas necessidades do cliente e não nas suas: (metas, comissão, venda...) tenha certeza que foram atendidas. Faça perguntas e sugestões que  o ajudem a encontrar a melhor solução, isso com certeza o deixará satisfeito e  fará você vender mais itens em cada venda.

4. Dê “espaço” ao cliente quando necessário: Falar sem parar ou segui-lo enquanto ele observa algo pode tornar-se incomodo. Aprenda a escutar, o próprio cliente lhe dará dicas de quando e como  se aproximar.

5. Seja exclusivo: O cliente vai querer negociar vantagem, mas com certeza que essas sejam adaptadas as suas necessidades, algo exclusivo. Não faça o cliente sentir que ganhou algo que era para todos e você apenas estava escondendo dele.  Isso acaba definitivamente com a relação de confiança.

6. Não se limite a regras pré-estabelecidas: Cada cliente é uma pessoa única e vai exigir de você um procedimento único. Por isso vá além dos treinamentos, seja respeitoso, mas criativo e ousado, você pode se surpreender com o resultado.

7. Não tema:  Não evite as pessoas ditas difíceis, elas  vão provar seu raciocínio e seu jogo de cintura, mas uma vez conquistadas atestam seu amadurecimento profissional, facilmente se fidelizam, exigindo sempre ser atendidas por você e se tornam uma fonte inesgotável de indicações.

8. Recicle-se: Na era da informação não se atualizar é suicídio profissional. Não permita que o cliente esteja mais informado que você sobre seu produto, e mantenha-se informado sobre os fatos do dia  a dia, isso poderá ser útil  quando for necessário “quebrar o gelo”.

9. Avalie-se:  Não permita que o cliente ou seu supervisor lhe diga onde está falhando, por que se isso acontecer significa que você está fazendo isso a muito tempo. Antecipe-se, analise  e corrija-se constantemente, “aprimoramento incessante é um compromisso que todas as pessoas de sucesso têm consigo mesma”.

Fonte: Publicidade & Marketing - Adriana Riqueti
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide