AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 13/09/2018

A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes para quem está em busca da tão sonhada vaga. É comum imaginarmos algumas perguntas que certamente estarão no roteiro do entrevistador, mas sempre há chances de nos depararmos com algumas questões perigosas e difíceis de responder.

Confira alguns conselhos do coach de carreira Hallie Crawford ao site Fast Company e saiba como passar por todas elas sem entrar em pânico.

Se o seu empregador atual fizesse uma festa de aniversário para você, quais 5 palavras escritas no bolo o descreveria melhor?

Pode parecer uma pergunta boba, mas ela pode revelar quais as suas percepções sobre o que seu gerente acha de você. Por isso, antes de responder, pergunte-se como seus colegas o descreveriam e qual foi o último elogio que você recebeu do seu gerente.

Nesse momento, a criatividade na resposta também pode ajudar, mas não exagere, sugere Crawford: "Você não quer dar a impressão de que seu bolo de aniversário seria muito grande", diz ela, "então tente manter as palavras curtas e doces."

Qual personagem histórico você convidaria para jantar e por quê?

Pense em quem você admira. Pode ser um escritor, um ator, um cientista ou algum nome destaque do setor em que você trabalha. Em seguida, reflita sobre o que mais você aprecia em suas realizações e como essa pessoa te inspira. Por que você gostaria de ser amigo desta pessoa? Use esses elementos ao responder.

Nomeia uma marca que represente você como pessoa.

Não é uma marca que você ama, mas uma que incorpore quem você é. Crawford aconselha pensar em seus principais valores pessoais e em marcas que teriam esses mesmos valores. Se os seus valores éticos incluem o respeito ao meio ambiente e aos animais, pense em empresas que criem produtos recicláveis ou biodegradáveis ou que não realizem testes em animais, por exemplo.

Conte sobre os valores que você compartilha com a marca por que eles são importantes para você.

Descreva uma situação em que você tivesse de tomar uma decisão mesmo sem ter todas as informações necessárias.

Se você se preparou para a entrevista, certamente deve ter algumas das suas principais realizações em mente. Use uma delas para descrever a situação, quais informações faltavam e os resultados alcançados. Assim, você mostrará ao recrutador o quanto você pode ser perseverante.

Venda-me uma ideia, e me venda o oposto da ideia.

Crawford sugere perguntar ao recrutador se eles têm uma ideia específica em mente. Se não, considere uma ideia que você teve recentemente ou chegou a discuti-la com sua equipe. Pense nos argumentos contra ou a favor no momento em que ela foi apresentada e atente-se para parecer o mais convincente possível. Com isso, o recrutador saberá se você é capaz de apresentar ideias para a sua equipe, mesmo que não concorde coma ideia.

Um dos seus colegas de trabalho tem um algum hábito irritante e que está prejudicando seu trabalho, como você resolve?

Esse tipo de pergunta é feita para mostrar como você lida com os outros. Busque exemplos de situações da vida real, se possível, e penso no que o incomodou. Existe uma maneira mais eficaz de lidar com a situação se isso acontecer de novo? Conte sobre o hábito irritante e quais medidas você tomaria para tentar resolver a situação, e claro, mantendo um bom relacionamento com seu colega de trabalho.

Que parte do jornal você leria primeiro?

Perguntas como esta permitem conhecê-lo melhor como pessoa, e respondê-la não é tão simples quanto parece. Uma dica é pensar na editoria que você mais gosta (tecnologia, moda, esporte, etc.), e se existe uma maneira de ligar isto à sua vida profissional.

Por exemplo, se você gosta de tecnologia, você pode explicar que o seu gosto sobre esse assunto significa que gosta de aprender a fazer coisas novas, está aberto a mudanças e se mantêm atualizado nas tendências atuais.

Deixe seu currículo de lado e diga o que faz você ser quem você é

Outra pergunta com o intuito de conhece-lo melhor. Nada de repetir o resumo do currículo ou do LinkedIn. Em vez disso, você pode contar a história por trás do seu início no setor em que trabalha ou por que o seu projeto ou sua proposta de venda é uma ideia única. Uma outra alternativa é explicar seus três principais valores e por que eles são tão importantes para você.

O que há de errado com o seu empregador anterior ou atual?

Este tipo de pergunta não é feita para que você fale mal das empresas que já trabalhou, mas para descobrir por que você está procurando um novo emprego. Você está buscando uma posição mais desafiadora ou mais oportunidades de crescimento que a sua empresa atual não proporciona? Conte isso ao recrutador.

Conte-me sobre o pior gerente que você já teve.

Antes de criticar seu chefe, lembre-se de que o recrutador tem seu currículo e sabe onde você trabalhou. Uma alternativa é explicar sobre um estilo de liderança que não é a ideal para você, e caso não tenha tido algum chefe ruim, não invente.

Deixe o recrutador saber o quão honesta foi sua relação com seus chefes anteriores e que você é capaz de trabalhar com diferentes estilos de personalidade e gerenciamento.


AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide