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Publicado em: 23/09/2017

Vendas é algo que qualquer pessoa pode aprender. É claro que todo dom ajuda e algumas pessoas são naturalmente mais desinibidas ou gostam mais de servir do que outras. Isso ajuda, mas não basta. Vendas acima de tudo é técnica e não só carisma. Os bons vendedores entendem que são as ferramentas e técnicas de vendas que realmente fazem a diferença e ajudam a aumentar e melhorar seus resultados. Só conversa fiada e argumentar sobre o preço e condições de pagamento são coisas cada vez mais em desuso.

O que é preciso fazer para aprender a vender e se tornar um bom vendedor?

É preciso acima de tudo encontrar uma empresa com a qual seus valores são compatíveis. Outro ponto importante é você ter muita disposição para aprender e ser uma autoridade no assunto em relação ao produto ou serviço que você vende.

Saber tudo sobre produto ajuda, mas não basta. É preciso conhecer técnicas de vendas, como prospecção, abordagem, como lidar com objeções, fechamento, pós vendas, follow up, negociação, entre outras ferramentas e métodos que podem ajudar você de forma consciente a aumentar o seu índice de fechamento de negócios.

Nem preciso dizer da importância de participar de treinamento, assistir a vídeos, ler artigos, trocar experiências com outros vendedores, enfim o profissional tem que entender que ele é o maior responsável pela sua própria carreira. Vendas não é só arte, mas acima de tudo método.

Qual a diferença entre o treinamento de formação, para aprender a vender, e o treinamento contínuo, para o profissional que já está no mercado?

O treinamento de formação está ligado diretamente ao produto e serviço que você vende, ou ainda, a uma determinada profissão e que você atua. O treinamento continua é quando o profissional de vendas tem sempre algo novo para aprender. Por exemplo nos últimos anos é fundamental o vendedor aprender sobre ferramentas ligadas a redes sociais, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, entre tantas outras.

Pode fazer muita coisa legal no YouTube, aprender a como investir no Google AdWords, ou o SEO que é a busca orgânica.

Enfim, hoje existem uma série de tecnologias novas e pode ajudar o vendedor aumentar o seu grau de relacionamento com o cliente, receber indicações e gerar novas oportunidades de negócios. Grosso modo podemos definir que o treinamento de formação está ligado diretamente ao seu produto, método de trabalho e procedimento da sua empresa, e o contínuo em tudo aquilo que está relacionado a melhorar o seu desempenho, seja pessoal, seja a gestão da carteira dos seus clientes, enfim, tudo aquilo que pode lhe tornar diferente e difícil de imitar no mercado.

Qual a importância, para quem já está no mercado, de continuar estudando e aprendendo sobre vendas?

Essa pergunta é muito importante. Infelizmente conheço muitos vendedores que conseguem determinado sucesso e acha que já sabem tudo e que não precisam aprender mais nada. Isso é um grande erro e posso afirmar que é o começo do fim.

O sucesso em minha opinião pode cegar as pessoas e ao acreditar que já se sabe tudo perdemos grandes oportunidades para conhecer novas realidades, pessoas, estilos de vida, ferramentas, tecnologias e, principalmente, o novo comportamento do consumidor.

O profissional de vendas talentoso acima de tudo é humilde. Ele sabe que é preciso sempre aprender algo e se ele ficar parado logo será ultrapassado. Afinal, como diz a canção “Como Nossos Pais”: o novo sempre vem! Hoje é a sua capacidade em aprender e a velocidade em aplicar que determina o seu grau de competitividade.

A rotina de quem trabalha com vendas, você sabe, é corrida. Nem sempre dá tempo de parar para fazer um curso presencial. Estudar online ajuda bastante, nesse sentido, não é verdade?

Exatamente. Hoje em dia a vida é muito corrida e o tempo cada vez mais escasso.

Mas, nunca tivemos tantas opções de estudo online como temos nos dias de hoje. Você encontra cursos online gratuitos, vídeos de excelente qualidade no YouTube, e muito material disponível especialmente no Google. Profissionais que buscam atualização e que podem assistir conteúdos onde e quando quiser inclusive e seus smartphones.

Como se trabalham os aspectos práticos quando se estuda online?

Fazer um curso online tem por vantagem poder estudar na hora, quando e no local que quiser. O aluno deve sempre pensar em como aplicar aquela teoria no seu mercado, na sua empresa e como isso se aplica ao seu método de vendas.

A vantagem é que o estudante pode assistir o conteúdo novamente quantas vezes for necessário, assim ele começa a perceber se na prática aplicou da forma correta.

O curso online não é para ser um momento onde você fica do outro lado da tela simplesmente assistindo de forma passiva. Costumo dizer que vídeos aulas não é como o cinema que você vai somente para se entreter.

É um momento de profissionalização, de dedicação, reflexão e preparação para novos saltos na sua carreira. O aluno deve fazer anotações, elaborar estratégias de vendas de acordo com o conteúdo que aprendeu, criar um check-list passo a passo para ele aplicar no seu negócio, ter coragem para fazer e não ter medo de tentar.

É uma opção que não pode ficar de fora da carreira de qualquer profissional de vendas.


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